Círculo 1Círculo 2Círculo 3

5 dicas essenciais para quem vai ...

5 dicas essenciais para quem vai fazer intercâmbio

4 de novembro de 2019

O sonho de muitos jovens é viajar para o exterior e fazer um intercâmbio com o intuito de viver novas experiências, adquirir uma educação diferenciada e, é claro, aprender um novo idioma. No entanto, é comum que os marinheiros de primeira viagem tenham algumas dúvidas sobre o assunto. Por isso, decidimos separar algumas dicas para que você não cometa alguns erros que podem acabar atrapalhando essa experiência. Confira!

Pesquise sobre vários países 

Eu sei, eu sei, você já tem um país favorito em mente. Mas não deixe de pesquisar sobre outros destinos. Antes de tomar sua decisão, é interessante que você faça uma busca sobre o estilo de vida e os valores de outras regiões. Você pode acabar descobrindo outra nação que é igualmente interessante e possui valores bem mais em conta. Além disso, às vezes vale muito mais a pena viajar para um país menor, pois abre a possibilidade de conhecer muito mais lugares em menos tempo e com menos dinheiro.

Atenção com os documentos 

Você não quer ter uma surpresinha em cima da hora, né? Então procure se informar de quais documentos são necessários para que você consiga viajar sem problemas. Alguns documentos levam algum tempo para serem obtidos. Inclusive a sua retirada geralmente tem data e hora marcada. Por isso não deixe para fazer isso de última hora.

Contrate um seguro viagem 

Muitos países só aceitam a entrada de estrangeiros que possuam seguro viagem, mas mesmo nos casos dos que não fazem essa exigência é imprescindível que você não negligencie o seguro. Sempre tendemos a achar que nada de mal vai nos acontecer, mas como sabemos, imprevistos podem acontecer.

Vale lembrar também que pagar uma consulta em um hospital fora do país pode sair bem mais caro que toda sua viagem, principalmente em casos mais sérios.

O melhor lugar pra morar

Esse ponto varia de pessoa pra pessoa. Existem muitas famílias nativas que têm o costume de receber estudantes para acolhê-los enquanto eles estão em seu período de intercâmbio. Essa pode ser uma opção bastante interessante, pois além de vivenciar um novo estilo de vida, você terá a oportunidade de exercitar muito mais o seu novo idioma.

Convívio com brasileiros 

Sim, morar e conviver com brasileiros pode ser bastante acolhedor, passar um clima de que você ainda está em casa e tudo mais. Mas atenção, isso pode acabar atrapalhando o seu real objetivo de ter feito o intercâmbio. Por estar entre brasileiros, pode ser que você se sinta na zona de conforto por poder falar português, fazendo com que não pratique o suficiente seu novo idioma. Você só irá desenvolver uma nova língua se mergulhar nesse novo universo e praticar bastante.

E aí, curtiu as dicas? Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro dos nossos novos posts.

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima