Círculo 1Círculo 2Círculo 3

Dicas para quem vai morar sozinho...

Dicas para quem vai morar sozinho com pouco dinheiro

17 de outubro de 2019

Segundo dados levantados pelo portal imobiliário Zap, a maioria dos millennials têm planos de morar sozinha, ou com no máximo mais uma pessoa. E quando falamos em morar só, não é que eles têm planos futuros para isso, na verdade eles têm muita pressa para que isso aconteça. Mais da metade quer isso pra agora ou para no máximo três meses.

E por mais que alcançar esse objetivo possa trazer vários benefícios, morar só também pode ser perigoso para o bolso. Cuidando de tudo sozinho é muito mais fácil perder o controle das finanças e acabar se endividando. E se você se enquadra no grupo dos que desejam essa independência, precisa tomar cuidado com o fator financeiro. Por isso, separamos algumas dicas para quem vai morar sozinho e ainda tem pouco dinheiro. Confira:

Comprar ou alugar? 

Por mais que preferir buscar experiências a se fixar em lugares seja uma característica marcante dos millennials, na hora de sair de casa metade deles tem como objetivo comprar uma casa própria em vez de alugar. No entanto, nesse primeiro momento, talvez seja mais interessante preferir a segunda opção.

Muitas das vezes, o jovem não sabe responder algumas questões essenciais para quem está adquirindo um imóvel, como “quanto tempo você pretende morar aqui?”, ou “quando se casar, continuará morando aqui ou irá para um lugar maior?”. Por isso, para garantir que a decisão tomada não seja equivocada, o melhor a se fazer é escolher alugar e não se prender a uma moradia ainda.

“Sabe cozinhar? Já dá pra casar”

A questão aqui ainda não é o casamento em si, mas saber cozinhar, lavar roupa e fazer outras atividades domésticas realmente é essencial para quem está saindo de casa. Se você não pretende ter gastos extras tendo que pagar outra pessoa para fazer tais coisas, é bom aprender antes de pôr o pezinho fora da casa dos pais. Ser responsável por uma casa é ser responsável por tudo que precisa ser feito nela.

Segure a emoção e não compre tudo de uma vez

Apartamento novo, cheio de espaço, uma folha em branco… logo bate aquela vontade de decorar ele todo de uma vez nas primeiras semanas e deixá-lo logo com a sua carinha. Mas não se afobe. Primeiro que nem sempre temos poder aquisitivo para isso, segundo porque para montar algo de bom gosto é preciso um pouco de tempo.

Antes de colocar a mão na massa, o mais indicado é ir conhecendo seu espaço para que você saiba com mais segurança o que irá encaixar melhor em cada parte.

Faça uma reserva de emergência 

Na hora de organizar suas finanças, lembre-se de adicionar no planejamento não só seus custos fixos, mas também projetar possíveis imprevistos. Por mais que no começo seja aceitável estar com o orçamento no limite, não é aconselhável que o jovem não tenha nada guardado para lidar com problemas.

Não vamos definir quanto você deve guardar todo mês porque isso é relativo de acordo com o quanto cada um ganha. Mas, mesmo assim, defina você mesmo uma quantia, seja fiel ao que você definiu e sempre mantenha esse valor separado/intocável.

Atenção com o pagamento das contas

Uma dica é colocar todos os seus pagamentos para o mesmo dia, pois assim você não irá esquecer de nenhum. Além disso é bom colocar essa data para um dia após a data em que você recebe seu salário. Você pode também colocar eles em débito automático, assim você não precisará se preocupar em lembrar. Outra dica é colocar lembretes em seu celular. Seguindo qualquer uma dessas dicas, você não terá problemas com atrasos e juros.

E aí, curtiu as dicas? Agora é só anotar tudo para colocar em prática quando você finalmente for realizar o seu sonho de morar sozinho.

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima