Círculo 1Círculo 2Círculo 3

Nome sujo: tudo o que você precis...

Nome sujo: tudo o que você precisa saber

20 de setembro de 2019

Em nosso país existem milhões de pessoas inadimplentes, o que faz com que o nome dos devedores vá parar nos órgãos de proteção ao crédito, como o SERASA, o SPC e o SCPC, situação popularmente conhecida como estar com o “nome sujo”. Para se ter uma ideia de quanta gente se encontra com esse status, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, constatou que 40,6% da população com mais de 18 anos estava inadimplente em 2018.

Caso você ainda não saiba, uma das consequências de estar negativado é que você enfrenta bastante dificuldade para conseguir crédito. E, se ele for aprovado, o que é bem difícil, as taxas cobradas serão maiores que o normal. O motivo disso acontecer é que as empresas de crédito enxergam a situação com cautela e veem um risco maior de inadimplência quando se está negativado.

Por isso, resolvemos trazer algumas informações sobre o assunto para que você fique por dentro de tudo.

Como saber se estou com o nome sujo?

Antes de tomar qualquer atitude, obviamente você precisa saber se o seu nome está sujo ou não. Existem três órgãos que disponibilizam em nosso país a lista de pessoas inadimplentes: Serasa, o SPC Brasil e o Boa Vista SCPC. Para saber se seu nome está sujo, você precisa consultar seu CPF nas três instituições, pois elas têm informações de empresas diferentes. Ou seja, uma delas pode ter informações sobre a “Loja Y” e a outra não.

Nos sites do Serasa e do Boa Vista (SCPC) a consulta é feita por meio do CPF de forma gratuita. Basta entrar nos sites e inserir os seus dados. Já na página do SPC, a consulta não é gratuita. Fazer a pesquisa no site custa R$ 9,90.

Descobri que estou com o nome sujo, e agora? 

Entrou no site, inseriu seu CPF e descobriu que seu nome está lá? Não se desespere. O mais indicado a se fazer é entrar em contato com a empresa que você está devendo para negociar sua dívida. Assim que ela for quitada ou a primeira parcela da negociação for paga, seu nome sairá em até 5 dias dos órgãos de proteção ao crédito.

Por quanto tempo um nome fica sujo?

Seu nome pode ficar sujo por um período de até 5 anos, após isso ele é retirado da lista de inadimplentes. No entanto, não é porque seu nome ficou limpo que sua dívida sumiu. Ela ainda precisará ser quitada.

Posso pegar empréstimo estando com o nome sujo? 

Como dissemos no início do texto, é possível. No entanto, você terá mais dificuldades que pessoas que estão com o nome limpo. Além disso, as taxas cobradas serão mais altas. Então, antes de tomar a decisão de pegar um empréstimo estando negativado, é bom pensar bem. Talvez não seja o melhor momento para fazer isso.

Por fim, esperamos que todas as informações tenham ficado claras sobre como descobrir se você está com o nome sujo e os desdobramentos dessa situação. Se você ainda tiver alguma dúvida, é só deixar o comentário abaixo.

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima