Círculo 1Círculo 2Círculo 3

O que é Blockchain?

O que é Blockchain?

14 de agosto de 2019

É uma espécie de banco de dados, acessível a todos os usuários, onde ficam armazenadas todas as informações sobre transações realizadas com criptomoedas.

NÃO É POSSÍVEL SABER DETALHES SOBRE QUEM SÃO OS ENVOLVIDOS NAS TRANSAÇÕES, POIS TUDO É CRIPTOGRAFADO.
Ou seja, você pode ter acesso a essa base de dados do seu computador e ver uma negociação feita por uma pessoa na Alemanha e outra na Argentina, por exemplo, mas não pode ver quem são essas pessoas.

Todas essas informações não ficam guardadas no mesmo lugar, elas ficam distribuídas entre diversos computadores ligados à Blockchain.

Círculo Blockchain

E comofunciona?

Os computadores da rede Blockchain são responsáveis por validar as transações, de acordo com as regras. Cada transação realizada
com uma criptomoeda deve ser verificada pelos membros da rede e registrada na Blockchain correspondente.

Em intervalos regulares de tempo, essas novas transações são criptografadas e reunidas em bloco. Logo em seguida, são
adicionadas a uma cadeia de outros blocos que também guardam outras transações passadas. Daí vem o nome Blockchain (cadeia de blocos).

Só pode ser usadocom criptomoedas?

Moedas Bitcoin

Podemos comparar a tecnologia Blockchain com a invenção da escrita: os sumérios começaram a escrever para que conseguissem contar dinheiro. No entanto, sabemos que hoje em dia o seu uso se expandiu e ela não serve apenas para isso. Com a Blockchain funciona igual.

Apesar de ter uma ligação direta com as criptomoedas, a Blockchain não se limita ao dinheiro virtual. A tecnologia tem sido estudada e desenvolvida com o objetivo de se tornar uma nova maneira de armazenar e acessar informações.

E não limite a sua cabeça a imaginar apenas transações envolvendo dinheiro ou ativos financeiros. O horizonte vai bem mais além quando o assunto são as possibilidades da Blockchain. Acredita-se ser possível utilizar esse novo sistema para armazenar e compartilhar outras coisas, como música, arte, votos, documentos, etc.

Vários países já estudam a leis de censura e proteção a dados gerados na internet, pois tudo o que é realizado na rede pode ser rastreado. A utilização da tecnologia blockchain proporcionará uma internet anônima e descentralizada.

O Canadá e a Holanda possuem um projeto piloto baseado na tecnologia com o objetivo de permitir que seus cidadãos viajem entre os dois países sem precisar apresentar seus passaportes. Dessa forma, as pessoas poderão baixar um aplicativo para dispositivos móveis que armazena e criptografa todos os seus dados de identidade.

Além disso, a General Motors, fabricante de automóveis, já estuda desenvolver uma plataforma blockchain para gerenciar dados de futuras frotas automatizadas. Informações de localização e densidade de veículos serão registradas e compartilhadas para o uso em rotas de navegação.

O começo de umagrande revolução

As possíveis aplicações da Blockchain são ilimitadas. Se bem aplicadas, tecnologias originadas dela têm o potencial de transformar totalmente setores da economia, dos bancos, das indústrias e do entretenimento.

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima