Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

A tecnologia blockchain está cada dia mais presente nas diferentes mídias, na educação, nos negócios e no nosso cotidiano. Falar sobre essa tecnologia é entender o seu impacto nos mais variados setores da economia mundial, além dos valores e dos benefícios no mercado. Para saber mais sobre o assunto, é só continuar aqui comigo.

Nas últimas décadas, a Internet mostrou uma nova forma de se fazer negócios, na qual a informação e a tecnologia facilitam a comunicação, a transferência de dados e as transações comerciais. Alguns exemplos dessa rede de negócios formada a partir do surgimento da Internet são empresas como Facebook, Apple, Amazon e Netflix.

Estas não mais colocam o foco principal nas tecnologias em si, mas em quais são as possibilidades de transformação no modelo de negócios por meio da tecnologia. A partir disso, novas entregas de valores são estudadas. É aqui que entra a blockchain, uma forma digital de revolucionar os negócios.

Como a blockchain está transformando os modelos de negócio

Uma estratégia transformadora

O exemplo da Apple é perfeito para explicar o poder da blockchain. É que a empresa soube agregar valor ao criar uma rede de aplicativos em torno de seus smartphones. Assim, a marca multiplicou os lucros não apenas financeiros, mas também de imagem. Sem todos os aplicativos que giram em torno dos smartphones, a Apple não seria a gigante que é hoje.

A ideia de incorporar e interligar as ideias entre si é uma das maiores forças da blockchain, principalmente quando se leva em conta que, nos últimos anos, um grande número de empresas veio à falência por falta de integração com a tecnologia. Estar atualizado e acompanhar as evoluções digitais não é mais questão de escolha, mas sim de sobrevivência de um negócio, visto que o mercado se renova permanentemente. 

As empresas que quiserem ter vida longa na era digital – que foi ainda mais acelerada pela pandemia – vão precisar pensar de maneira digital e criar modelos de negócio que estejam alinhados com este pensamento.

Em 2008 surgiu a primeira blockchain, do Bitcoin, e junto com ela um oceano azul a ser explorado. A tecnologia blockchain revolucionou a forma como ativos são transacionados no meio digital, expandindo as possibilidades de modelos de negócios em rede. 

Este modelo de negócio em rede, agregador, pode ser adotado por qualquer setor da economia. A indústria automobilística, por exemplo, vem se aliando ao Google com o objetivo de desenvolver automóveis inteligentes e plataformas de mobilidade pessoal. 

Uma estratégia transformadora

Mas por que a blockchain é tão transformadora?

A blockchain proporciona uma forma segura de partes que não se conhecem – ou não confiam uma na outra – transacionarem algum “valor”, com um número bastante reduzido de intermediários ou na ausência deles. A blockchain demonstra confiança na formalização das relações entre pessoas e empresas. 

Isso acontece justamente por causa dos serviços e produtos interligados, que fortalecem o processo. Ao reduzir bastante a necessidade de intermediação, a blockchain preencheu um espaço antes vazio e ganhar ainda mais força no mundo dos negócios é só uma questão de tempo.

E aí, curtiu o conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos e continue acompanhando o nosso blog!