Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

2021 já começou e chegou a hora de finalmente colocar em prática todo o planejamento que você montou para alcançar as suas metas do ano. Afinal, você tem um planejamento, certo? Você não iria estabelecer todos aqueles objetivos minutos antes dos fogos explodirem no ar, sem ter um plano, iria?

Iria e fez isso, né? Mas tudo bem. Não precisa se envergonhar nem se desesperar. Nós já estávamos prevendo que você poderia ir por esse caminho e nos adiantamos: separamos algumas dicas bem simples, mas que serão essenciais no processo de planejamento dos seus objetivos para este ano de 2021. Vamos dar uma conferida?

Defina e materialize suas metas

Quando falamos em ‘definir’, é definir de verdade. Ou seja, ela precisa ser específica. Obter sucesso profissional é uma meta legal, mas ela é específica? Absolutamente não, ela é bem ampla e subjetiva. Este é um conceito que pode ter diversos significados para várias pessoas e até para você mesmo. Portanto, seja o mais exato possível sobre o que você quer.


Defina e materialize suas metas

Além disso, é importante materializar seus objetivos, torná-los palpáveis. Note que há uma diferença entre realizar e materializar. Não estamos falando de realizá-lo (ainda), mas de torná-lo “vivo”. Você pode escrevê-lo(s) num quadro para que você seja lembrado do que quer sempre, pode fazer uma planilha ou criar um doc no Word, o formato e a mídia são o que menos importa nessa história. Apenas faça.

Xô, procrastinação

Como dissemos na última frase do tópico anterior: apenas faça. Não deixe as coisas para depois, depois e depois. Dessa maneira, seus planos nunca serão realizados. Para combater a procrastinação, você deve criar hábitos. Para isso, você precisa fazer o que precisa fazer mesmo quando não estiver a fim de fazer. Depois que um hábito é criado, furá-lo se torna uma tarefa altamente difícil, pois passamos a sentir que se não fizermos determinada coisa, teremos uma lacuna vazia em nosso dia.

Fragmente sua meta

Quando olhamos o produto final de seja lá qual for a meta ou o objetivo e pensamos em todo o caminho que é preciso percorrer para realizá-lo, parece muito complicado alcançá-lo. No entanto, se dividirmos essa mesma meta em várias metas menores, se desmontarmos o quebra-cabeças e focarmos numa parte por vez, cumprindo cada tarefa do checklist, a perspectiva muda totalmente. Nosso objetivo passa a aparentar ser bem mais alcançável e isso nos deixa bem mais motivados a ir em busca dele.

Fragmente sua meta

Determine um prazo para sua meta

Após seguir os passos anteriores, você precisa estabelecer um prazo para sua meta. Quando o relógio começa a correr contra nós, criamos um senso de urgência maior. É importante também que você estabeleça um prazo de conclusão para cada etapa do seu objetivo, pois assim você irá evitar a procrastinação. Ah, não se preocupe se for necessário alterar suas datas e estratégias, essas coisas podem acontecer no decorrer de qualquer projeto.

Alinhe metas pessoais e profissionais

Suas metas pessoais não podem atrapalhar as profissionais nem o contrário. Então seja realista ao planejar o que você deseja realizar em cada setor da sua vida. Por isso, separe um tempo para colocar cada passo na balança e entender como cada lado irá se desenvolver sem que o outro seja prejudicado.

Dicas anotadas? Esperamos que você consiga alcançar tudo o que deseja e que 2021 seja um ano bem melhor que 2020.