Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar no último dia 11/03 que o coronavírus se trata de uma pandemia, várias empresas do Brasil e do mundo estão orientando os seus funcionários a trabalharem em modelo home office, ou seja, de suas casas.

E como o vírus tem avançado de forma progressiva em nosso país, é bem provável que em algum momento a empresa em que você trabalha também tome essa decisão. Para que você mantenha a disciplina e a produtividade trabalhando de casa, decidimos separar algumas dicas para que você conduza bem o seu home office enquanto a situação não é controlada. Confira abaixo:

Olho no tempo

Fique atento ao horário do seu expediente. Não é porque você está em modelo home office que pode desrespeitar seu horário de trabalho. Deixe tudo alinhadinho com o seu chefe e com o restante da equipe. Além do mais, é importante colocar um despertador para você acordar na hora certa.

Posso trabalhar de pijama?

Poder, você pode. Mas indicamos que você coloque roupas menos informais como um pijama. O ideal mesmo seria colocar as roupas que você usaria num dia normal de expediente, pois assim você ajuda o seu cérebro a “entender” que esse momento será dedicado a trabalhar e não a relaxar. Além disso, vai que você precise fazer uma videochamada com um cliente? É melhor estar bem vestido.

Onde trabalhar?

Procure um local onde você consiga trabalhar com uma postura apropriada. É importante também fugir de locais que tenham televisões e que haja uma alta circulação de pessoas. Ah, caso você tenha uma escrivaninha, opte por trabalhar nela. Caso essa última opção não seja possível, a mesa de jantar ou da cozinha irá servir, contanto que você se desligue das distrações.

Computador

Muitas empresas estão cedendo os notebooks do escritório para que seus funcionários os levem para casa e trabalhem com uma máquina de qualidade. Para que ele fique alinhado com a altura dos seus olhos, apoie-o em alguns livros empilhados ou numa caixa, de forma que a altura fique melhor adequada para você.

Caso você tenha algum problema com a internet, busque uma maneira de comunicar ao seu chefe para que ele fique ciente do que está acontecendo.

E as reuniões?

Hoje em dia não precisamos, necessariamente, estar de corpo presente em reuniões. Já existem diversas plataformas que nos permitem fazer isso de maneira remota, o que nos permite evitar aglomerações e contato físico com outras pessoas que podem estar infectadas. Combinem antecipadamente o horário e qual ferramenta usarão, que dará tudo certo.

Como focar?

Em casa estamos muito mais propícios a perdermos o foco em nossas atividades. Por isso, adote técnicas para evitar esse problema. Determine uma duração para cada atividade, liste todas as que precisa entregar no dia em um caderno ou app e use fones de ouvidos com músicas que te ajudem a se concentrar.

E aquela olhadinha nas redes sociais?

Se você não consegue resistir a uma notificação, é mais recomendável que faça logoff do Instagram, Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social que possa lhe distrair.

Alimentação

Quanto à comida, adote a mesma rotina de alimentação que você possui quando está no escritório. Coma nos mesmos horários e evite refeições pesadas. Deixe uma garrafinha de água do seu lado para se manter hidratado(a) e a reabasteça sempre que necessário.

E as crianças?

As escolas também estão suspendendo as aulas dos pequenos para evitar a proliferação do vírus. Por isso, prepare-se para conciliar sua rotina de trabalho com o cuidado com as crianças. Evite deixá-las brincando com outras crianças e explique a elas o quanto é importante elas deixarem você se concentrar em suas atividades. Se elas estiverem em idades que exigem maior monitoramento, faça revezamentos com outras pessoas que morarem na casa.

Vamos nos prevenir da melhor maneira e lutarmos contra o vírus todos juntos. Que tudo se normalize o quanto antes.

Tem alguma outra dica? Deixe um comentário abaixo.