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A memória é uma das funções mais importantes do nosso cérebro. Por isso, quando ela começa a falhar, é motivo de uma grande preocupação. Esquecer uma coisinha aqui e outra ali é normal, mas quando isso se torna algo comum, é importante ficar de olho.

A falta de memória nem sempre tem relação com a idade. Muitos dos lapsos que nós temos são consequências da falta de concentração ou do estilo de vida que adotamos. Atualmente, com o uso da tecnologia, é muito mais fácil que a nossa memória seja “enfraquecida”, porque os recursos tecnológicos nos poupam de muitos exercícios mentais simples, mas que são capazes de fortalecer a nossa capacidade de memorizar informações. Usar uma agenda física para anotar manualmente os telefones dos nossos amigos e familiares parece algo muito distante da realidade, certo? Pois é, hoje, dificilmente alguém se lembra dos números dessas pessoas, porque é muito mais fácil salvá-los na agenda do smartphone.

Tá a fim de turbinar a sua memória? Então se liga nessas 5 dicas importantes e simples de seguir!

1 – Dormir bem

Durante o sono, o nosso cérebro reorganiza todas as informações que recebemos durante o dia, administrando nossa memória. Se dormimos pouco, não permitimos que o cérebro faça isso da melhor forma. E é aí que começamos a nos sentir confusos e acontecem os episódios de déficit de memória.

2 – Fuja do estresse

Todo mundo se estressa, né?! Do crente ao ateu, do calmo ao agitado, todo mundo esquenta o sangue em algum momento. No entanto, ter uma rotina constantemente estressante também afeta a nossa memória. Quando vivemos pilhados e preocupados o tempo todo com problemas, não criamos um ambiente favorável para que o nosso cérebro armazene as informações de que precisamos.

3 – Faça exercícios mentais

Assim como nossos músculos precisam ser exercitados para não “enferrujarem”, o mesmo acontece com a nossa mente. Ela precisa ser exigida para não estagnar. E você não precisa fazer atividades complexas para isso, o simples ato de fazer palavras cruzadas já ajuda, ou até memorizar um baralho. 

De acordo com a neurologista Sonia Brucki, esse tipo de atividade tem um papel muito importante para o nosso desenvolvimento intelectual e para a melhora das nossas funções cerebrais.

4 – Leia mais

A leitura é um dos melhores hábitos para fortalecer a nossa memória. Além disso, uma atividade que você também pode executar para estimular ainda mais a sua capacidade de lembrar, é fazer breves resumos dos livros que você finalizar. Quando escrevemos, fixamos melhor as nossas ideias.

5 – De olho na alimentação

A alimentação não é levada em conta por muita gente quando o assunto é fortalecer a memória, mas ela é um fator importantíssimo para esta função. Ingerir vegetais, alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6 (atum, salmão e arenque), vitamina E (óleos vegetais e sementes) e ácido fólico (feijão e fígado) ajudam bastante nossa memória. Além disso, quanto menos alimentos industrializados consumirmos, melhor.

Dicas anotadas? Compartilhe com seus amigos (antes que esqueça) e continue acompanhando nosso blog!