Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

o-que-e-analise-tecnica-e-analise-fundamentalista3

O mundo dos investimentos pode ser um lugar assustador para iniciantes, repleto de termos complicados que parecem terem sido feitos exatamente para afastar a grande massa deste universo tão importante para a economia atual, o que levanta o questionamento: o que é análise técnica e análise fundamentalista e para quê servem?

No entanto, o crescente interesse dos últimos anos tem trazido cada vez mais pessoas para este mercado, onde muitos destes desafios ainda precisam ser superados. 

Para facilitar a vida dos “novos investidores” que aspiram em se tornar grandes analistas de mercado, existem algumas técnicas que estabelecem padrões de recorte e de análise, considerados ideais para entender se determinados ativos realmente valem a pena. Vamos saber mais sobre eles.

o-que-e-analise-tecnica-e-analise-fundamentalista2

Análise Técnica e Análise fundamentalista: definição

Quando estamos falando do mercado de capitais, sobretudo envolvendo especificamente ações, o processo de análise passa basicamente por dois pontos estratégicos que se dividem em duas técnicas de análise: a Análise Fundamentalista e a Análise Técnica.

A Análise Técnica se resume a pragmática de análise de gráficos. Há quem defenda a utilização dessa teoria de análise principalmente quando a estratégia de investimentos envolve o foco no curto prazo, como no casos de Day Trade ou Swing Trade

o-que-e-analise-tecnica-e-analise-fundamentalista1

Mas se você quiser realmente entender o movimento do mercado de ações visando o longo prazo, é preciso dominar a Análise Fundamentalista.

A Análise Fundamentalista aponta os indicadores e fundamentos das companhias listadas no mercado. 

Assim, essa técnica busca utilizar indicadores operacionais e desempenho de uma empresa para realmente expor se determinada companhia está ou não por um preço atraente no mercado de ações. 

Basicamente, um analista fundamentalista tenta identificar o potencial de crescimento do lucro da empresa no futuro, porque, em geral, é isso que leva suas ações a valorizar no mercado.

No entanto, não é somente o desempenho interno e operacional destas empresas que vão confirmar se determinadas ações irão valorizar. 

Entre o que movimenta as precificações de mercado, estão outros fatores como o momento macroeconômico (que indica as expectativas gerais da economia doméstica e global) além da análise setorial, que também aponta índices de desempenho para determinados setores e que afetam o desempenho das suas ações favoritas.

O caminho para se tornar um bom investidor certamente não é simples, mas existem atalhos e truques para desenvolver suas técnicas de análise. 

Portanto, não deixe de acessar o Guia do Investidor, onde existem dicas e tutoriais para você entrar no mundo dos investimentos e das análises.

o-que-e-analise-tecnica-e-analise-fundamentalista

Autor: Leonardo Pereira | Linkedin

Graduando em Economia e colaborador do Guia do Investidor