Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Se você for minimamente interessado(a) pelo universo das criptomoedas, ao ouvir a palavra ‘blockchain’, automaticamente seu cérebro irá ligar o termo às moedas digitais. Afinal, essa tecnologia nasceu com o Bitcoin, a criptomoeda mais famosa e valiosa que existe. No entanto, como já falamos aqui em nosso blog, a blockchain não se limita a isso. Seu potencial vai muito além e ela já tem se mostrado uma tecnologia revolucionária.

Mas o que é blockchain?

Resumidamente, a blockchain é uma base de dados descentralizada que armazena um registro de ativos e transações, gravando cada rastro de movimentação na rede. Ela funciona basicamente como um registro público que permite que todos os usuários possam ficar de olho no que os demais estão fazendo, para que ninguém descumpra alguma regra.

Mas o que é blockchain

Mas por quê essa tecnologia irá revolucionar a nossa economia? Porque cada dia mais empresas descobrem maneiras de aplicar a blockchain para tornar seus dados imutáveis.

A transparência é o combustível do blockchain

Quando precisamos comprar algum produto, é natural que surja em nós a preocupação de sabermos quem é aquela pessoa ou empresa com quem estamos negociando. Queremos saber se essa negociação será segura, se tudo o que é prometido será cumprido e, óbvio, se receberemos o produto. Esse é o nosso contexto atual. No entanto, quando adicionamos a blockchain nessa história, eliminamos a possibilidade de existência de todas essas incertezas.

A blockchain nos dá a possibilidade de criar registros que são replicados em todos os computadores da rede, o que torna o processo de acompanhamento de qualquer atividade muito mais seguro e transparente. Imagine que uma empresa utiliza essa tecnologia: ela pode simplesmente criar um rastro de dados e registrar todo o processo de negociação entre ela e seus clientes, desde o primeiro contato até a entrega do produto.

A transparência é o combustível do blockchain

Dessa forma, seus clientes poderão ter informações sobre a empresa e sobre cada “passo” que o seu produto dá, desde a saída para a entrega até chegar na sua casa. Isso nos permite fazer qualquer tipo de comércio de uma maneira totalmente nova, eliminando desconfianças, pois nada passa despercebido na rede blockchain. Cada usuário é livre para acompanhar todo o registro de dados e identificar a origem de possíveis problemas que possam surgir durante o processo.

E é sobre isso que Bettina Warburg, pesquisadora, empreendedora e educadora de blockchain, fala em seu TED Talks. Para conferir o vídeo na íntegra, é só clicar no player abaixo!