Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

No fim de 2019, as expectativas para 2020 eram bem altas, principalmente com relação à nossa economia. Após sofrer bastante com a recessão de 2014, o mercado finalmente se animou com a reforma da Previdência e a redução paulatina da Selic. No entanto, um fator que ninguém estava esperando deu as caras e bagunçou tudo: a pandemia virou este cenário de cabeça pra baixo.

Medo, insegurança, empresas fechando e pessoas morrendo, estas foram algumas cenas do filme chamado 2020. O PIB registrou um tombo de 9,7% no segundo trimestre, simplesmente o maior da história. Já o IBGE identificou que nada mais, nada menos que 716 mil empresas foram fechadas do início da pandemia até o início de julho. Nem precisamos falar sobre desemprego e número de pessoas que perderam parentes e amigos para o vírus, né?!

Mas nem tudo é só dor, segundo o guia salarial da empresa de recrutamento Robert Half, que traz as expectativas de remuneração para 2021, existem várias áreas profissionais que, mesmo em meio ao caos, continuaram e continuam se destacando. A engenharia, por exemplo, que vinha enfrentando um período de baixa nos últimos anos, renasceu durante a pandemia.

E o delivery? As vendas online dispararam e muitos negócios do varejo precisaram se adaptar rapidamente para acompanhar as mudanças. Pegando carona nessa nova realidade, os profissionais de marketing também passaram a ser mais solicitados para que pudessem identificar os padrões de comportamento do consumidor e aproximar as marcas de seus clientes.

Outra área que também ganhou mais destaque, obviamente, foi a de saúde. Afinal, estes profissionais estão na linha de frente da luta contra o coronavírus.

Outro grupo beneficiado foi o dos profissionais de tecnologia. Eles nunca estiveram tão em alta como nesta pandemia, afinal, muitos negócios precisaram acelerar o seu desenvolvimento tecnológico, já que o isolamento social fez com que o mundo online se tornasse ainda mais presente e necessário neste ano de 2020.

A seguir, vamos te mostrar algumas áreas que certamente estarão em alta no ano de 2021. Isso, é claro, se não tivermos nenhuma surpresa como a que tivemos este ano, né?!

Tecnologia

Se tem uma palavra que está ausente no dicionário dessa galera é ‘crise’. Eles já estavam em alta há alguns anos, mas a pandemia veio para impulsionar ainda mais o setor, pois várias empresas precisaram tirar do papel, “da noite para o dia”, muitos projetos tecnológicos. Dando continuidade a este momento, 2021 tem tudo para ser um ano ainda melhor para estes profissionais.

Vendas e marketing

Se a galera de tecnologia está bem, a galera de vendas e marketing também está. Afinal, como citamos acima, a transformação digital está em alta. Por conta disso, o varejo foi bastante beneficiado durante a pandemia. Nunca compramos tanto e nunca compramos tanto online. Tecnologia e vendas formam uma fusão mais do que bem-sucedida e têm tudo para crescer ainda mais no ano que vem.

Jurídico

2021 será um ano em que os advogados serão muito solicitados, pois a demanda de renegociação de contratos e reestruturação de dívidas corporativas será enorme. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados também gerou a demanda por mais profissionais especializados na área.

Engenharia

Como dissemos anteriormente, a galera de engenharia está de volta ao jogo. A atividade industrial está crescendo bastante e alcançando o mesmo nível em que se encontrava antes da pandemia. O setor foi um dos menos abalados este ano e tem tudo para evoluir ainda mais em 2021.

Finanças e contabilidade

É comum que, em meio a uma crise, a área contábil esteja em alta, né? E foi exatamente isso que aconteceu. Estes profissionais passaram a ser bastante requisitados e a tendência é que isso continue em 2021. Mas como este é um setor delicado em qualquer empresa, será preciso ter muita calma para conseguir trabalhar sob pressão.

Esperamos que tudo dê certo, que a economia volte a crescer e que, é claro, tenhamos uma vacina em breve. Que 2021 seja incrível para todos nós!

E aí, curtiram o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!