Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

No fim de 2019, as expectativas para 2020 eram bem altas, principalmente com relação à nossa economia. Após sofrer bastante com a recessão de 2014, o mercado finalmente se animou com a reforma da Previdência e a redução paulatina da Selic. No entanto, um fator que ninguém estava esperando deu as caras e bagunçou tudo: a pandemia virou este cenário de cabeça pra baixo.

Medo, insegurança, empresas fechando e pessoas morrendo, estas foram algumas cenas do filme chamado 2020. O PIB registrou um tombo de 9,7% no segundo trimestre, simplesmente o maior da história. Já o IBGE identificou que nada mais, nada menos que 716 mil empresas foram fechadas do início da pandemia até o início de julho. Nem precisamos falar sobre desemprego e número de pessoas que perderam parentes e amigos para o vírus, né?!

Mas nem tudo é só dor, segundo o guia salarial da empresa de recrutamento Robert Half, que traz as expectativas de remuneração para 2021, existem várias áreas profissionais que, mesmo em meio ao caos, continuaram e continuam se destacando. A engenharia, por exemplo, que vinha enfrentando um período de baixa nos últimos anos, renasceu durante a pandemia.

E o delivery? As vendas online dispararam e muitos negócios do varejo precisaram se adaptar rapidamente para acompanhar as mudanças. Pegando carona nessa nova realidade, os profissionais de marketing também passaram a ser mais solicitados para que pudessem identificar os padrões de comportamento do consumidor e aproximar as marcas de seus clientes.

Outra área que também ganhou mais destaque, obviamente, foi a de saúde. Afinal, estes profissionais estão na linha de frente da luta contra o coronavírus.

Outro grupo beneficiado foi o dos profissionais de tecnologia. Eles nunca estiveram tão em alta como nesta pandemia, afinal, muitos negócios precisaram acelerar o seu desenvolvimento tecnológico, já que o isolamento social fez com que o mundo online se tornasse ainda mais presente e necessário neste ano de 2020.

A seguir, vamos te mostrar algumas áreas que certamente estarão em alta no ano de 2021. Isso, é claro, se não tivermos nenhuma surpresa como a que tivemos este ano, né?!

Tecnologia

Se tem uma palavra que está ausente no dicionário dessa galera é ‘crise’. Eles já estavam em alta há alguns anos, mas a pandemia veio para impulsionar ainda mais o setor, pois várias empresas precisaram tirar do papel, “da noite para o dia”, muitos projetos tecnológicos. Dando continuidade a este momento, 2021 tem tudo para ser um ano ainda melhor para estes profissionais.

Vendas e marketing

Se a galera de tecnologia está bem, a galera de vendas e marketing também está. Afinal, como citamos acima, a transformação digital está em alta. Por conta disso, o varejo foi bastante beneficiado durante a pandemia. Nunca compramos tanto e nunca compramos tanto online. Tecnologia e vendas formam uma fusão mais do que bem-sucedida e têm tudo para crescer ainda mais no ano que vem.

Jurídico

2021 será um ano em que os advogados serão muito solicitados, pois a demanda de renegociação de contratos e reestruturação de dívidas corporativas será enorme. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados também gerou a demanda por mais profissionais especializados na área.

Engenharia

Como dissemos anteriormente, a galera de engenharia está de volta ao jogo. A atividade industrial está crescendo bastante e alcançando o mesmo nível em que se encontrava antes da pandemia. O setor foi um dos menos abalados este ano e tem tudo para evoluir ainda mais em 2021.

Finanças e contabilidade

É comum que, em meio a uma crise, a área contábil esteja em alta, né? E foi exatamente isso que aconteceu. Estes profissionais passaram a ser bastante requisitados e a tendência é que isso continue em 2021. Mas como este é um setor delicado em qualquer empresa, será preciso ter muita calma para conseguir trabalhar sob pressão.

Esperamos que tudo dê certo, que a economia volte a crescer e que, é claro, tenhamos uma vacina em breve. Que 2021 seja incrível para todos nós!

E aí, curtiram o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!