Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Com a pandemia da COVID-19, muita gente passou a trabalhar de casa, e com essa nova realidade, as reuniões online tornaram-se algo rotineiro para empresas de diversos tamanhos e segmentos. No entanto, nem todo mundo consegue participar desse tipo de reunião com a mesma efetividade que conseguia de forma presencial. Muitos profissionais sentem dificuldades para se destacar e contribuir com o desenvolvimento da conversa, o que pode ser muito frustrante. Outros cometem erros básicos, que atrapalham bastante o andamento das discussões.

Se você está passando por esse tipo de dificuldade, não se preocupe. Separamos algumas dicas para que você possa se tornar mais participativo nas calls, sem atrapalhar ninguém. Continue lendo!

1- Foco na câmera

Qualquer profissional que trabalha auxiliando pessoas a lidar com o público em apresentações ou reuniões irá dizer que o contato visual é um ponto essencial neste contexto. E essa dica continua servindo para interações virtuais. No caso de reuniões online, não há maneira melhor de firmar contato visual do que olhando diretamente para a sua câmera.

Quando você olha para uma das carinhas espalhadas pela tela, você não está olhando em seus olhos, está olhando para os lados enquanto elas falam. E isso é bem chato, né?! Você precisa imaginar que a lente da câmera é o olho de quem fala (ou ouve). Por isso, direcione sua atenção para ela, mesmo quando estiver em posição de ouvinte. Dessa forma, você aumenta o impacto da sua argumentação.

2- Potência na voz

O tom de voz que você emprega em suas falas é mais um fator determinante para destacar sua presença, tanto em reuniões presenciais quanto nos encontros virtuais. O conselho aqui é falar em um tom um pouco mais alto do que o que você utiliza normalmente. Uma voz mais potente se torna mais nítida e transmite muito mais autoridade, credibilidade e confiança.

Por isso, imagine que você está em uma grande sala de conferência enquanto fala. Isso também evita que você gagueje ou fale rápido demais, pois precisará de mais fôlego para manter um tom mais alto.

3- Estratégias de enquadramento

Antes de enquadrar sua câmera, você precisa pensar na sensação de proximidade que deseja transmitir para os outros participantes. Se você estiver muito longe da câmera ou se estiver em um local com pouca iluminação, parecerá menos participativo. É preciso ter atenção também com a cabeça e a parte superior dos ombros, essas duas partes devem ocupar quase toda a tela. Se a imagem da sua cabeça estiver cortada, você parecerá muito perto. Se todo o tronco estiver na tela, parecerá muito longe.

Também tenha atenção com o que aparece no fundo da imagem. Locais bagunçados irão passar a imagem de que você é uma pessoa desorganizada. Além disso, objetos muito chamativos podem acabar desviando a atenção dos outros participantes. É preferível que você opte por ambientes mais simples e neutros.

4- Esteja presente

Quando estamos presentes fisicamente em uma reunião, nos vemos meio que “obrigados” a participar dela ativamente para não ficar ali com cara de outdoor. O mesmo não acontece em reuniões online, é muito cômodo ficar ali quietinho, com a câmera e o microfone desligados enquanto as outras pessoas falam. E isso pode te atrapalhar bastante, te colocando numa zona de conforto nada legal.

Por isso, encare este tipo de reunião com a mesma seriedade que você encara um encontro presencial. Procure participar e somar nos assuntos abordados, mostre-se disponível e interessado na conversa, mesmo que você não precise participar tão ativamente dela. Por isso, feche as outras abas, desligue as notificações do celular e preste atenção em tudo o que é falado.

5- Evite distrações (para você e para os outros)

A gente poderia resumir esse bloco em “desligue o microfone quando não estiver falando”. Essa dica é importantíssima porque existe uma infinidade de sons que podem surgir – absolutamente do nada – para atrapalhar seus colegas enquanto eles falam. E você não gostaria de ser interrompido por estes sons se estivesse no lugar deles, certo?

Alguém da sua família pode falar algo do nada por não saber que você está em reunião, as crianças e os animais da casa podem ter a genial ideia de querer brincar bem na hora da call, o vizinho pode decidir furar a parede do quarto às 15h34 da tarde, uma ambulância pode passar pela sua rua… Enfim, você precisa lembrar que não está no seu escritório e que essas coisas podem acontecer.

O mesmo conselho vale para a câmera. Quando você estiver fazendo qualquer coisa que possa ser um motivo de distração para seus companheiros, desligue-a. A santa protetora das calls agradece!

6- A janela do bate-papo é sua amiga

A janela do bate-papo deve ser usada, sim. Quando você citar algum arquivo, matéria ou vídeo do YouTube, por exemplo, pode colar o link lá. Além disso, caso algum colega esteja falando, você pode mandar uma mensagem no chat para avisar que você tem algo para pontuar, sem atropelar a fala de alguém. Bom senso nunca é demais.

E aí, curtiu as dicas? Compartilhe já com os colegas de trabalho e continue acompanhando o nosso blog!